terça-feira, 6 de julho de 2010

Computação um pouco da história





A computação modificou a história da humanidade, trazendo novos empregos, facilitando a busca de informações, disponibilizando notícias do mundo a cada minuto, e disponibilizando o comércio mais acessível por meio da internet. Esse post retratará sobre a história da computação.

O primeiro computador de grande escala foi o ENIAC(Electrical Numerical Integrator and Calculator), e foi criado em 1946 pelos cientistas John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company. O objetivo deste primeiro computador foi para ajudar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística durante a Segunda Guerra Mundial. Este primeiro computador pesava aproximadamente 30 toneladas e ocupava 180 m².




Essa invenção foi o pontapé inicial para a revolução no mundo com a informática. As primeiras gerações de computadores eram usadas apenas por empresas e bancos, pois tinha preço inacessível. Mas com o desenvolvimento da área surgiram os microcomputadores, que possibilitou que os computadores fossem compradas por qualquer um.








Surgiu também os computadores portáteis, que quando criado era muito pesado e nem se compara aos computadores de hoje, ele tinha um tela de apenas 5” e possuía memória RAM de apenas 64 KB, segundo o site http://oldcomputers.net/osborne.html.







Hoje os computadores estão em constante

evolução e há dois modelos o notebook com em média

com tela de 14’’ e o netbook com tela de 10’’.


É impressionante ver como em quase 60 anos a evolução ocorrida, mas a informática ainda tem muito para ser desenvolvida, tanto em armazenamento como na portabilidade e de certeza que isso ocorrerá.








Fonte:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI892512-EI4799,00.html