segunda-feira, 21 de junho de 2010

LP para MP3

A música por várias gerações sempre esteve presente na vida das pessoas, levando assim a mensagem do artista e trazendo novas idéias e novas melodias.

A tecnologia se envolve com a música no surgimento do disco de goma-laca este criado na década de 1870, mas esse disco possuía poucos minutos de gravação e foi assim substituído no final da década de 40 pelo disco de vinil, conhecido como LP. O LP trouxe a possibilidade de o artista gravar uns 30 minutos, e com o passar do tempo surgiram algumas modificações, que facilitaram a localização das faixas e também a possibilidade de grava na outra face, surgindo assim o lado A e lado B. Foi com o vinil, que surgiram os maiores artistas de toda historia da musica que influenciam a quase todas até hoje.



Depois do LP surgiu a fita cassete. A fita cassete tem como principalmente característica o seu tamanho, o que facilitava o manuseio e o armazenamento dos álbuns, a eliminação de ruídos e também a possibilidade de gravação. Com a fita surgiu o walkman, que com os fones de ouvido possibilitava ouvir qualquer musica em qualquer lugar.





Depois do cassete surgiu então o CD, que modificou novamente a história da música, possibilitando a gravação de aproximadamente 74 minutos, e inovando com a sua qualidade e surgindo o áudio digital com a divisão do som grave, médio e agudo. Do mesmo que houve o walkman de fita cassete, surgiu assim o discman, que como o walkman, tinha fones de ouvido e a acessibilidade de ouvir os CDs em qualquer lugar.





Com o avanço da tecnologia surgiram os arquivos MP3, que no início eram apenas executadas no computador e extraídas do CD. Com o passar do tempo surgiu a possibilidade de executar os arquivos MP3 em players de CD e também em Discman. Mas surgiram os MP3 players que tinham cerca de 128 megabytes de espaço, e assim ouvir as musicas extraídas de um CD em um aparelho portátil. Com o tempo os MP3 players foram substituídos pelos MP4 players, que hoje chegam a mais de 8 gigabytes que seria aproximadamente 15 CDs. Mas com o surgimento desses aparelhos portáteis, trouxeram a seleção de músicas, e assim acabou com a mensagem que o artista passa, pois é o album é um conjunto.

Hoje podemos pensar que a evolução da música e da gravação foi surpreendente e que está no seu auge. Mais do mesmo modo das pessoas que usavam LP e que não podiam imaginar a portabilidade de um aparelho de MP3, não podemos afirmar que não surgira novas tecnologias. O arquivo MP3 está em constante evolução e surgiu assim o formato em HD e podemos esperar muito mais, e lembrar que com o surgimento da TVs em 3D podemos esperar novos formatos de áudio.








Inspirados no sites abaixo:

http://reinaldol.wordpress.com/2007/06/12/um-pouco-da-historia-do-vinil/

http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114453.shtml

http://www.webartigos.com/articles/5952/1/A-Historia-Da-Midia-Cd/pagina1.html

http://www.baixaki.com.br/info/2106-a-historia-do-mp3.htm

4 comentários:

  1. Realmente a tecnologia vem avançado com grande rapidez, o que para nós vem a ser algo muito bom e até mesmo mais facilidade, pois o que antes só exixtia um "rádio" (lp) hoje o que não falta é aparelho para ouvir, gravar e várias outras coisas com relação a músicas e que pra mim é uma das melhores mudanças pois com esse objetos podemos manuseá-los para qualquer lugar, tem também a escolha das próprias música e assim por diante.São essas mudanças que muitas vezes nos anima e nos fazem bem, através da música.

    ResponderExcluir
  2. É facinante o modo em que o homem tem conseguido ter um progresso na area armazenamento de dados é estramamente visivel as conquistas em que o homem moderno esta trabalhando vemos que para a propagação de musicas e dados precisamos de meios físicos para o transporte. Antigamente tinhamos os LPs hoje em dia temos Bluey-ray. Que tem uma grande capacidade de arquivamento de dados e visivel como a tecnologia avançou na are qualidade e sofisticação do produto.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia se desenvolve de forma surpreendente, seus reflexos são facilmente visíveis na evolucão da música, como foi mostrado no presente artigo. Outro fator que chama muito a atenção é a capacidade de armazenamento de arquivos, que são cada vez maiores.

    ResponderExcluir
  4. Podemos perceber a maneira como a tecnologia influência a música. Desde os tempos do LP até hoje, a era do MP3, a forma como a música é tratada é bem diferente. É claro que sempre visando os direitos autorais, os artistas se beneficiaram das inovações. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir