sábado, 26 de junho de 2010

Evolução do Telefone



Hoje quase todas as pessoas possuem um telefone, seja ele fixo ou móvel, e este post divulgará a invenção, a sua evolução e a sua importância para a comunicação em todo o mundo.

O telefone foi criado por Alexander Graham Bell em 1876, no início o seu objetivo foi passar uma mensagem por meio de uma invenção própria, e esta mensagem foi para Thomas Watson e a partir daí surgiu o telefone. Mas quem fez com que a invenção foi Dom Pedro II, Imperador do Brasil, ele usou a invenção e aprovou, um ano depois já existia a primeira empresa telefônica com aproximadamente 800 telefones.




"Os primeiros telefones, comercializados em 1877, pesavam cerca de 5 Kg, pareciam-se com caixas e ficavam apoiados sobre uma mesa ou outro móvel. Instalados em lugares distantes - sistema conhecido como ponta a ponta - cada um deles possuía um dispositivo que funcionava nos dois sentidos: servia tanto para ouvir quanto para falar. Ou seja, enquanto uma pessoa falava em um dos aparelhos, a outra tinha que encostar o ouvido no outro, trocando, depois, de posição. (http://www.fundacaotelefonica.org.br)









Logo após a invenção, o telefone era muito caro e existia em poucos países. Com o passar das décadas o telefone foi mais popularizado, e após melhorias passou a haver novos aparelhos que possibilitaram ligações interestaduais, e algum tempo depois as ligações internacionais que ocorriam por fios submarinos.





Surgiram também os telefones públicos ainda na década XIX, no qual tinha uma recepcionista que fazia a cobrança da ligação e ajudava aqueles que não sabia manusear o telefone. Os telefones públicos na década de XX possuíram fichas, substituindo assim o dinheiro, alguns anos depois surgiram os telefones públicos com cartão que passarão a possibilitar as ligações interurbanas.









Com o uso constante do telefone e em todo lugar, que surgiu a idéia de criar o telefone móvel, o celular. Hoje quase todas as pessoas possuem um celular, tanto pelo baixo preço, por também ser muito útil na facilidade de comunicação. Com a tecnologia o celular passou por constantes transições.

No início era uma barra grande e pesada (como mostra a foto ao lado) e sua ligação tinha muitos ruídos. Surgiu os celulares slim,com visor colorido e com jogos, depois surgiram celulares com câmera tanto para foto como para vídeo. Hoje os celulares têm leitores de arquivos mp3, de vídeo, e possuem até mesmo televisão, e os mais recentes já vem com projetor embutido, além de possuir chamadas com videoconferência.


Mais informações no sites abaixo:

http://www.fundacaotelefonica.org.br

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-telefone/historia-do-telefone.php


12 comentários:

  1. O telefone de muito tempo atrás era de difícil acesso para população, muito pesado e com poucas funções. Hoje, dificilmente há alguém que não tenha telefone, celular ou fixo. Eles estão cada vez mais modernos, menores, mais leves e com mais funções. Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  2. Os telefones realmente vem passando por constantes modernizações, ja sendo possivel até navegar na internet através deles. Um fator importantissimo dos aparelhos telefonicos, é que são acessíveis a praticamente todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. http://life-hotel.toophabbo.com/r=iSky

    Enteem e Registem-se, por favorrr !!! Agradeço muito ! By: iSky

    ResponderExcluir
  4. Está muito bom, mas tem um erro no 2° parágrafo na quinta linha ''fez com que a invenção foi Dom Pedro II'' fez com oq a invenção oq ? Concertem ...

    ResponderExcluir
  5. É incrível imaginar sua voz viajando o espaço e chegando perfeitamente, de uma maneira totalmente audível do outro lado do mundo. Sem dúvida, o telefone foi a maior invenção tecnológica na área da comunicação.

    ResponderExcluir